Na Lumiar, as práticas pedagógicas, as relações sociais e a organização do cotidiano escolar são geridas de forma participativa, envolvendo todos(as) os(as) agentes do dia a dia: estudantes, equipe pedagógica e administrativa.
As relações são geridas a partir de trocas dialógicas nas Rodas, que envolvem toda a escola e abordam pautas que são do interesse coletivo maior; nas Rodas de Grupo, que gerem assuntos específicos de cada ciclo; e nas Comissões, que têm como objetivo contribuir com a escola (com o planejamento de eventos, discussões sobre a alimentação escolar, organização de espaços etc.), e podem ser compostas por estudantes, colaboradores(as) e responsáveis de acordo com seu interesse.
A gestão do conhecimento também é participativa, uma vez que os(as) estudantes desempenham um papel ativo na construção de suas rotinas, tendo seus interesses, habilidades e necessidades levados em conta na criação de projetos e outras práticas. Além disso, metodologias ativas são utilizadas para garantir, também, o papel protagonista dos(as) estudantes nos encontros.