Nas escolas Lumiar, os(as) estudantes estão no centro e participam ativamente de seu processo de aprendizagem. Ao levarmos em consideração seus interesses, oferecemos um ambiente que os(as) convida a se comprometerem com o próprio desenvolvimento, aprendendo com vontade, propósito e prazer.

Assim, ao longo de sua vida escolar, eles(as) têm inúmeras oportunidades para construir sua autonomia, tornando-se capazes de mobilizar aquilo que já desenvolveram e aprenderam e de identificar o que ainda precisa ser explorado.

A METODOLOGIA LUMIAR

Nossa metodologia original propõe o conceito de aprendizagem com base em competências – desenvolvidas por meio de projetos que trabalham uma combinação de habilidades e conteúdos. Nosso compromisso é preparar os(as) estudantes para um mundo ágil e colaborativo, para que eles(as) atuem na sociedade de forma autoral, responsável e consciente.

POR QUE OS(AS) ESTUDANTES FAZEM PROJETOS NA LUMIAR?

Trabalhamos com projetos porque acreditamos na promoção de jornadas de aprendizagem significativas e contextualizadas. Ao estudarem a partir de seus interesses e reais necessidades, identificadas com o apoio dos(as) educadores(as) a partir das expectativas de aprendizagem para cada ciclo, os(as) estudantes

encontram sentido para o que aprendem, criam hipóteses e estratégias, ampliam seu repertório e constroem, também com suporte da equipe pedagógica, seu próprio conhecimento. Além disso, metodologias ativas são fundamentais se queremos realmente ter um currículo com foco em habilidades e competências.

Pilares da metodologia Lumiar

Currículo em Mosaico

A Lumiar organiza seu currículo de forma alinhada aos parâmetros nacionais, porém de maneira não linear. Isso quer dizer que todos os conteúdos previstos são trabalhados, mas não em uma ordem específica e predeterminada. Ao optarmos por fazer projetos e termos um olhar personalizado para a aprendizagem, aumentamos as possibilidades de se trabalhar de forma significativa e contextualizada.

Aprendizagem Ativa

Trabalhar com projetos é uma experiência instigante, que favorece o pensamento crítico e o engajamento dos(as) estudantes. Além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades, também abre caminho para o trabalho de conteúdos de forma prática e contextualizada.

Tutor(a) e Mestre(a)

Na Lumiar, os(as) educadores(as) responsáveis por trabalhar com os(as) estudantes são chamados(as) de tutores(as) e mestres(as). Juntos(as), atuam na criação, acompanhamento e avaliação dos diferentes projetos que serão desenvolvidos pelos grupos. Cabe aos(às) tutores(as) — pedagogos(as) ou licenciados(as) — mapear os interesses e as necessidades de aprendizagem dos(as) estudantes, e garantir que os dois pontos sejam contemplados nos projetos. Os(as) mestres(as) são profissionais de diferentes áreas, com conhecimento e paixão em um tema, que auxiliam os(as) tutores(as) no desenvolvimento de projetos e oficinas.

Avaliação Integrada

Para nós, avaliação é algo bastante profundo, pois entendemos que há uma série de instrumentos que possibilitam uma avaliação integral dos(as) estudantes.

Na Lumiar, além da autoavaliação, que permite aos(às) estudantes refletirem sobre a própria aprendizagem, as evidências do desenvolvimento são registradas pelos(as) educadores(as) com o uso de diferentes procedimentos e linguagens. Com isso, formamos um rico portfólio individualizado, garantindo intencionalidade e oferecendo feedback constante.

Todo o histórico do desenvolvimento do estudante fica registrado em nossa plataforma.

Multietariedade

A escolha pela multietariedade está relacionada às possibilidades de aprendizagem e de socialização que um ambiente diverso promove no processo de desenvolvimento dos(as) estudantes. Há também a intenção da escola de criar ambientes que dialoguem com a vida em sociedade. Nos projetos, é natural que ocorra a divisão dos papéis, facilitando a cooperação e criando oportunidades para crianças e jovens atingirem expectativas de aprendizagem específicas.

Gestão Participativa

Na Lumiar, as práticas pedagógicas, as relações sociais e a organização do cotidiano escolar são geridas de forma participativa, envolvendo todos(as) os(as) agentes do dia a dia: estudantes, equipe pedagógica e administrativa.

As relações são geridas a partir de trocas dialógicas nas Rodas, que envolvem toda a escola e abordam pautas que são do interesse coletivo maior; nas Rodas de Grupo, que gerem assuntos específicos de cada ciclo; e nas Comissões, que têm como objetivo contribuir com a escola (com o planejamento de eventos, discussões sobre a alimentação escolar, organização de espaços etc.), e podem ser compostas por estudantes, colaboradores(as) e responsáveis de acordo com seu interesse.

A gestão do conhecimento também é participativa, uma vez que os(as) estudantes desempenham um papel ativo na construção de suas rotinas, tendo seus interesses, habilidades e necessidades levados em conta na criação de projetos e outras práticas. Além disso, metodologias ativas são utilizadas para garantir, também, o papel protagonista dos(as) estudantes nos encontros.

CONSIDERADA PELA UNESCO
UMA DAS ESCOLAS MAIS
INOVADORAS DO MUNDO

Em 2007, indicação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e em 2018, indicação pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Tem aula na Lumiar?

Estudantes Lumiar não têm “aula” da forma como estamos acostumados(as). Tudo o que eles(as) querem e precisam aprender e desenvolver é trabalhado e mobilizado em nossas principais práticas, que são projetos, módulos e oficinas. Os momentos de troca e aprendizagem são chamados de “encontros”, que podem ser compostos por propostas de planejamento, atividades “mão na massa”, conversas, reflexões, trabalho em grupo ou individual, pesquisa, interação com diferentes meios e pessoas, entre outras possibilidades.

Existem momentos expositivos – mais parecidos com aulas –, pois eles também são necessários. No entanto, estão sempre dentro de um contexto.

Projetos

São nossa principal prática. Eles têm como objetivo desenvolver competências e trabalhar conteúdos de forma inter ou transdisciplinar.

Oficinas

São práticas flexíveis que buscam desenvolver competências e diferentes assuntos pertinentes ao grupo, geralmente com encontros mais práticos.

Módulos

Trabalham a sistematização de conteúdos ou habilidades que darão suporte a determinado projeto. São compostos por sequências didáticas mais parecidas com as “aulas” das escolas, porém sempre estão relacionados aos projetos da turma.

Roda

Momento que envolve a escola toda e aborda pautas de interesse coletivo.

Leitura de Mundo

Modalidade na qual estudantes têm contato com seu entorno, atualidades e notícias (por meio de vídeos, entrevistas, leituras, passeios etc.). É um momento importante para trazer novas referências, estimulando novos interesses e convidando-os(as) a refletir e discutir, ampliar seu repertório sociocultural e trabalhar a construção de um senso crítico e questionador.

Práticas
Lumiar

Projeto Individual

Momento no qual estudantes escolhem um tema para pesquisar, se aprofundar e criar, estruturando o planejamento e definindo os próprios objetivos e o caminho a ser percorrido, com apoio do(a) tutor(a).

Momentos de Leitura

Oportunidades para o desenvolvimento de leitura autônoma.

Comissões

Grupos que têm como objetivo contribuir com a escola.

Roda de Grupo

Momento para gerir questões coletivas de determinada turma/ciclo.

Períodos de Estudo

Momento para realização de tarefas, estudo e aprofundamento sobre os temas que interessam e necessidades pedagógicas que precisam de atenção.

EXEMPLO DE ROTINA (Fundamental 1 – Integral)

A parceria entre
escola e famílias na Lumiar

Na Lumiar, acreditamos que compartilhar os aprendizados e as vivências de nossos(as) estudantes, prestigiando suas conquistas e o trabalho diário dos(as) educadores(as), é uma forma muito potente de fortalecermos ainda mais a parceria entre escola e famílias.

NOSSAS ESCOLAS

LUMIAR MORUMBI

Conheça

LUMIAR PINHEIROS

Conheça

LUMIAR PORTO ALEGRE

Conheça

PLATAFORMA MOSAICO
NOSSA FERRAMENTA DE GESTÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Concebida com objetivo de organizar e documentar a vivência de nossa metodologia, a plataforma Mosaico possibilita um acompanhamento personalizado da aprendizagem de cada estudante.

Ao acessar a plataforma, gestores(as), educadores(as) e estudantes podem registrar, acompanhar e avaliar práticas pedagógicas, como projetos, oficinas, módulos e Leituras de Mundo. Já os(as) responsáveis têm acesso à rotina e às práticas desenvolvidas por seus(as) filhos(as) no período escolar atual e em anos anteriores, e também visualizam relatos produzidos por mestres e tutores(as), as evidências de aprendizagem e as avaliações.

Todo o nosso currículo foi revisado à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso significa que todos os conteúdos e competências previstos pela BNCC estão contemplados e podem ser visualizados em nossa plataforma. Ao desenhar cada proposta, os(as) tutores(as) podem listar quais habilidades e conteúdos da BNCC relevantes para aquele ciclo estão sendo contemplados.

Perguntas frequentes

Metodologia Projetos e currículo Participação das famílias Tecnologia

Jornada Lumiar

Depoimentos de ex-estudantes Lumiar sobre como foi vivenciar nossa metodologia e quais foram os impactos dessa experiência em suas vidas.

Alice Mondin

Enzo Fioretti