A primeira experiência da metodologia Lumiar na educação pública
A parceria entre o município de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, Instituto Lumiar e Microsoft, iniciada em 2006,foi a origem de nossa primeira iniciativa junto à educação pública para implementação da metodologia Lumiar em uma escola rural de educação infantil e ensino fundamental.
O projeto piloto foi realizado em conjunto com a Escola Municipal Antônio José Ramos, que na época passou a ser chamada de Escola do Futuro por conta da proposta arrojada e inovadora que estava sendo desenvolvida.

A parceria durou 15 anos e, durante este período, levamos inovação e novas experiências para as crianças da escola e para a comunidade em geral. O crescente protagonismo dos estudantes ao longo dos anos, um dos pontos centrais de nossa metodologia, tornou o processo de aprendizagem mais ativo, e as práticas pedagógicas estruturadas nas modalidades organizativas que propomos, como oficinas e principalmente projetos, contribuíram para um olhar interdisciplinar nas propostas pedagógicas. Somou-se a isso a presença dos(as) mestres(as), especialistas em determinados temas – também um pilar da Lumiar -, com participações em projetos, levando a diversidade para a escola e mobilizando a comunidade do município.

No primeiro semestre de 2020, realizamos uma live a convite da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Pinhal. Com o tema “Aprendizagem significativa nos dias de hoje: uma conversa sobre soluções, desafios e oportunidades”, o encontro virtual teve o objetivo de promover reflexões e trocas de experiências. Para assistir ao conteúdo na íntegra, clique aqui.
A parceria com a Escola Municipal Antônio José Ramos se encerrou no final de 2020, deixando um legado de aprendizados, de estudantes e de educadores que tiveram a oportunidade de vivenciar uma metodologia que valoriza o interesse das crianças e que resultou em um processo de ensino e aprendizagem verdadeiramente inovador e significativo.
DEPOIMENTOS
“Aprendi o valor da autonomia, crucial para o crescimento. A Lumiar me permitiu caminhos de liberdade, coragem e paixão. Foi com base na metodologia que descobri minha paixão pelos livros e por aprender idiomas. Pretendo cursar letras.”
Maria Eduarda, ex-aluna da escola pública Antônio José Ramos, parceria do Instituto Lumiar. Quando terminou o ciclo do fundamental anos iniciais, Maria Eduarda foi bolsista na Lumiar Internacional, nossa escola privada em Santo Antônio do Pinhal. Recém se formou no Instituto Federal de Campos do Jordão como Técnica em Informática e atualmente trabalha no Ecco Parque Jardim dos Pinhais, um parque turístico no município.
“Autonomia e saber se posicionar é um dos grandes ganhos que a Lumiar ensinou para meus filhos (as). A criança realmente se enxerga e enxerga que ela tem o direito a falar e ser ouvida, e conseguir criar esse espaço de fala e de escuta. Isso, para mim, foi o que mais marcou durante o período que eles ficaram na Lumiar.”
Fernanda Yokoyama, mãe de 4 estudantes que vivenciaram a metodologia Lumiar em Santo Antônio do Pinhal. Primeiramente na parceria com a escola pública e depois enquanto bolsistas na escola privada Lumiar Internacional.