EMEIs de Porto Alegre
A proposta de parceria entre o Instituto Lumiar e as EMEIs de Porto Alegre foi vista como uma possibilidade de inovar o sistema da educação infantil, com o propósito de formar uma base mais sólida para o percurso escolar posterior, incluindo: desenvolvimento da autonomia das crianças para que cheguem ao fundamental mais seguras, com habilidades essenciais já exploradas, um repertório mais diverso e maior conexão com a realidade.
Foi firmado um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação, com duração prevista de 4 anos (2020 a 2024), para execução do projeto piloto nas Escolas de Educação Infantil, EMEIs: Ilha da Pintada, Bairro da Cavalhada, Santo Expedito e Vila Nova. A iniciativa também conta com apoio financeiro do Instituto Jama.

Ainda no segundo semestre de 2019, a equipe do Instituto Lumiar fez um diagnóstico inicial para entender o cenário atual das escolas selecionadas e traçou o plano de ação para iniciar as atividades formativas.
Plano de ação inicial



As formações tiveram foco na introdução de novas concepções metodológicas e didáticas ao processo de formação, e planejamento interno das equipes de gestores/as e educadores(as) e suas proposições pedagógicas.

Com o retorno das atividades presenciais de forma não obrigatória, 2021 ainda foi um ano de muitas adaptações, com atenção especial para o resgate e construção dos vínculos escolares. Conforme os meses foram passando, mais crianças iam retornando ao presencial e mais práticas pedagógicas de aprendizagem ativa iam se desenvolvendo.
Com a flexibilização dos encontros presenciais, a equipe do Instituto Lumiar pôde voltar com as visitas de acompanhamento in loco, que fazem parte do processo de implementação da metodologia, para acompanhar e validar de perto todo o processo de formação, observar as práticas traduzidas nos espaços e na rotina das crianças, realizar as atividades de avaliações diagnósticas e os encontros formativos, e de conhecer com mais detalhes as realidades das escolas e das escolas e das comunidades envolvidas.

Legenda: visita da equipe do Instituto Lumiar na EMEI Santo Expedito em outubro de 2021.

Legenda: Representantes da EMEI Santo Expedito, Tutora Michelle Dutra e Coordenadora Luiza Brunichaki, durante a apresentação da plataforma Mosaico para famílias da e entrega de relatórios finais de período (presencial);
Consolidado dos Avanços das EMEIS
Do início do projeto até o final de 2021, foram mais de 380 horas dedicadas à formação da equipe pedagógica e de gestão, e à assessoria e acompanhamento das escolas parceiras, que demonstraram através dos projetos e das práticas diárias o seu compromisso com a educação.
AUMENTO NA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA


APRENDIZAGEM ATIVA E MELHORIAS DO PLANEJAMENTO
Do início da parceria, em 2020, até o final de 2021, tivemos 87% de avanço nas práticas pedagógicas que incluem projetos, projetos individuais, módulos, oficinas e Leituras de Mundo.

HABILIDADES E CONTEÚDOS AVALIADOS
O gráfico a seguir representa as 4 EMEIS parceiras em 2020 e as 6 EMEIS parceiras em 2021.
Para além dos dados evidenciados anteriormente, a seguir compartilhamos os Destaques e os Impactos gerados pela implementação da metodologia Lumiar sob a ótica da equipe técnica da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Porto Alegre, que participou diretamente de todo o processo.

DESTAQUES E IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA LUMIAR NAS EMEIS PARCEIRAS E NA REDE DE PORTO ALEGRE, DURANTE O PERÍODO DE 2020 E 2021.
– O processo de formação do(as) gestores para que multipliquem os saberes com as equipes e qualifiquem as práticas metodológicas das escolas;
– Acompanhamentos sistemáticos para promoção de uma maior autonomia da gestão participativa;
– Indicações de suporte teóricos;
– Estratégias de registros;
– Gerenciamento do tempo;
– Criação de comissões;
– Escuta das crianças para tomadas de decisões;
– Destaque para a Festa de Encerramento das crianças que estavam finalizando a educação infantil, quando elas puderam escolher o modelo ou cor das camisetas e participaram do processo de criação.
– Qualificação dos registros e planejamentos: com estudo aprofundado sobre as concepções da Educação Infantil;
– Organização e qualificação dos espaços para que pudessem oferecer melhores oportunidades para o levantamento de interesses das crianças;
– Curadoria dos Registros Pedagógicos das Escolas que estão implementando a metodologia Lumiar: os estudos desenvolvidos contribuíram para que toda jornada/rotina fosse pensada sempre voltada para o bem-estar e para uma aprendizagem significativa .
– Proposta Pedagógica da Educação Infantil (elaborada no 2° semestre de 2021): Os estudos desenvolvidos sobre a metodologia Lumiar e principalmente sobre a rotina das crianças na escola culminaram na proposta Cenário Tempos, que contou com a participação dos grupos de trabalhos das 4 regiões (norte, sul, leste, oeste) e com o grupo de trabalho da SMED Educação Infantil;
– Envolvimento das famílias no acompanhamento do desenvolvimento das crianças: em 2021 a EMEI Santo Expedito disponibilizou aos(às) responsáveis o acesso à plataforma Mosaico, para que pudessem acompanhar o desenvolvimento das crianças, tanto em relação aos conteúdos quanto às habilidades e competências. As demais escolas parceiras estão estudando a possibilidade de disponibilizarem o acesso no ano letivo de 2022.
DEPOIMENTOS
“A parceria com o Instituto Lumiar ampliou o nosso repertório e promoveu reflexões acerca do nosso trabalho de gestão educacional. Para além dos destaques vivenciados nas escolas, gostaria de salientar a relevância do projeto para a Secretaria Municipal de Educação. Aprendemos a planejar encontros formativos com mais detalhes e intencionalidades. Aprendemos a avaliar sistematicamente nossos processos. Aprendemos a dar feedbacks. E, ainda, a partir das experiências vividas, organizamos debates na nossa Rede sobre o planejamento dos tempos que as crianças vivem nas escolas. O Cenário Tempos, da nova proposta pedagógica, foi uma grande entrega!”
Fernanda Guimarães – Coordenadora da Educação Infantil de Porto Alegre
“Poder aprofundar nos pilares da metodologia e nas modalidades organizativas proporcionou uma nova forma de organizar os planejamentos, os registros e as avaliações, trazendo as intencionalidades da gestão e dos educadores para validação das práticas com as crianças, indo ao encontro de seus interesses. Entender a organização por projetos, oficinas, Leituras de Mundo e Rodas, nos permite garantir os momentos de pesquisar, investigar, explorar, participar, brincar e interagir, tornando visível em nossos planejamentos a garantia dos direitos de aprendizagem da BNCC, bem como as experiências significativas de cada criança e dos grupos. Utilizar a plataforma como ferramenta de apoio à organização das rotinas e de registro também fez com que tivéssemos uma visão integral dos processos dos estudantes.”
“Os desafios da implementação da Metodologia Lumiar não são maiores que a riqueza e a potência dessa experiência. As conquistas são muitas e podem ser vistas na organização da escola, na reorganização das práticas, dos espaços e dos materiais. Sou parte de uma equipe que se desafia, se desacomoda e cresce junto com as crianças, pois como diz Paulo Fochi, ‘a escola não é mais o lugar de ensinar, mas o lugar de aprender’. É de um lugar assim que falo e que sinto muito orgulho de poder fazer parte, tendo a parceria dos(as) assessores(as) da Lumiar e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre como grandes mestres(as) nesse projeto.”
Paula Kaminski- Diretora da Emei do Bairro Cavalhada
“As formações são muito enriquecedoras com os assessores pedagógicos da Lumiar, que a cada encontro nos trouxeram um olhar mais poético sobre a infância, e também sobre a metodologia, acolhendo dúvidas, sugerindo melhorias e orientando de maneira leve e prática, sempre respeitando nossa identidade de escola já constituída”
Luiza de Salles Brunichaki – Coordenadora pedagógica da EMEI Santo Expedito.