Escola Comunitária Aldeia Lumiar

A Escola nasceu em 2019 por meio de uma parceria público-privada entre a Aldeia da Fraternidade, organização sem fins lucrativos que atua com educação há mais de 57 anos, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e o Instituto Lumiar, com apoio financeiro do Instituto Jama, para cessão do modelo Lumiar, que inclui a marca, a metodologia e a plataforma Mosaico.

Para ver o vídeo da inauguração, acesse aqui.

A escola atende mais de 190 estudantes do ensino fundamental anos iniciais e finais e possui mais de 30 pessoas entre equipe de educadores e gestores.

Nesta parceria o Instituto Lumiar fica 100% responsável por todo processo de formação continuada da equipe de educadores e de gestão que integram a escola, acompanhando a aplicação da metodologia no dia-a-dia, assessoria e suporte pedagógico para garantir o funcionamento da escola nos moldes das escolas Lumiar e dos indicadores relacionados à implementação da metodologia e impactos na melhoria da educação destas crianças e adolescentes.

Consolidado dos Avanços da Escola Aldeia Lumiar

Do início do projeto até o final de 2021, foram mais de 500 horas dedicadas à formação da equipe pedagógica e de gestão, e à assessoria e acompanhamento da Escola Aldeia Lumiar, que demonstrou através dos projetos e das práticas diárias o seu compromisso com a educação.

AUMENTO NA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA

AVANÇO DA APRENDIZAGEM ATIVA E MELHORIAS DO PLANEJAMENTO

Do início da parceria, em 2019, até o final de 2021, tivemos 76% de avanço nas práticas pedagógicas, que incluem projetos, projetos individuais, módulos, oficinas e Leituras de Mundo.

HABILIDADES E CONTEÚDOS AVALIADOS

Considerando a avaliação das habilidades e conteúdos, identificamos uma média de aumento de 84%.

DEPOIMENTOS

“Trabalho como tutora na Aldeia Lumiar desde 2019. Atuar com a metodologia é uma grande conquista enquanto educadora, pois sempre acreditei na potência de práticas inovadoras. Oportunizar que as crianças tenham acesso a uma outra forma de ensino é um grande feito e uma realização enquanto profissional da educação.”

Rafaela Santos, tutora F2 Aldeia Lumiar

“Já tive experiência com aprendizagem baseada em projetos há um tempo, mas posso dizer que aqui na Aldeia Lumiar, na minha visão, os processos formativos vêm desconstruindo esse olhar que a gente traz da formação, dando a oportunidade para uma nova perspectiva de educação. Como Tutora no grupo, meu trabalho é mediar e orientar os estudantes para que tenham autonomia no próprio aprendizado, para que consigam a partir de pesquisas, que partem de interesses individuais, construir o conhecimento necessário. Aqui na escola, os projetos têm ligação uns com os outros, acabam sendo interdisciplinares e não a partir do que o tutor quer e sim do que o grupo propõe. Através da metodologia. eu consigo perceber que o grupo tem uma visão mais ampliada do mundo e conseguem refletir melhor sobre tudo que é de interesse deles, e a partir de algo muito individual, eles passam a ter uma visão mais coletiva, algo que acaba rompendo os muros da escola e vai além de um simples interesse. A experiência tem sido muito enriquecedora para mim, mas acredito que para os estudantes, muito mais.”

Luciana Seghetto Rosetti – Tutora F3